ARTE NA RAIA

Exposição de artes plásticas a levar a efeito pela Galeria Vieira Portuense, no Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes, com inauguração pelas 16horas do dia 1 de Outubro, patente até 2 de Dezembro.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

25. DOMINGOS DA SILVA




Notas biográficas


Domingos Mendes da Silva nasceu na freguesia de Travassos, do concelho da Póvoa de Lanhoso, no dia 14 de Dezembro de 1955, no seio de uma família de ourives.
Concluiu a escola primária em Travassos e prosseguiu a sua instrução no Liceu Sá de Miranda e no Conservatório Calouste Gulbenkian, em Braga.
Foi no Conservatório que se iniciou no mundo das artes, sob orientação do professor Nuno Barreto.
Em 1975 frequentou o curso de Artes do Fogo na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis (Porto), findo o qual viajou para França e Suiça.
Trabalhou para subsistir, mas sempre aproveitou para pintar e contactar com o mundo das Artes. É na observação assídua do museu de kunstaus, em Zurique, que se deixa fascinar pela obra de Vieira de Silva.
Em 1979 está de volta ao País e inicia a sua carreira no ensino (Cerâmica) exactamente na Escola Soares dos Reis, onde estudara um ano  antes.
E apesar de prosseguir, em diferentes escolas, a sua carreira docente, sempre procurou oportunidades para, ele mesmo, acrescentar à sua formação  novos cursos no campo das artes, tendo, em 1982 frequentado o curso de Pintura na Cooperativa de Ensino Artístico – Árvore, no Porto.
Em 1999 concebeu o projecto para o Monumento ao 25 de Abril erigido na Póvoa de Lanhoso.
Trabalhos de sua autoria, integram diversas colecções particulares ou foram adquiridas por instituições públicas.
Em 1999 concebeu o projecto para o Monumento ao 25 de Abril erigido na Póvoa de Lanhoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário